quarta-feira, 9 de maio de 2012

Diario de Bordo - Parte 2 - Relato Flavinho:

Dia 4
Olá, pessoal! Em primeiro lugar, é uma grande honra poder contribuir para uma publicação
no blog! Quando pensamos em fazer um diário de bordo sobre a viagem vimos que seria
necessário dividir o trabalho porque apesar do casal ser muito jovem a cabeça já não é mais a
mesma! Rsrsrsrs
Pois bem, cá estou eu para contar as aventuras da segunda metade da viagem. Como a Fafá já
destacou as férias foram maravilhosas e os lugares e pessoas que conhecemos vão ficar para
sempre em nossos corações! No dia 4 (quarta-feira) acordamos com uma chuva desanimadora,
mas como somos brasileiros e não desistimos nunca pegamos um carro e descemos para
conhecer a Barra de São Miguel , Praia do Gunga e Massagueira! A pista está sendo duplicata
e isto gerou um leve trânsito no caminho. Passamos direto pela Barra e chegamos ao Mirante
do Gunga! De lá vimos o encontro do mar com a Lagoa do Roteiro e os milhares de coqueiros
que cobrem a região! É uma visão que vale a pena! O acesso para a Praia do Gunga pode
ser feito de carro descendo pelo mirante ou de barco através da Barra de São Miguel. O que
preferimos: barco, lógico! Kkkkkk
Voltamos então a rodovia para chegar na Barra de São Miguel e a primeira impressão é
de ser um local bem simples, porém ao entrar vimos uma bela estrutura com um grande
supermercado, bancos e a mística boate “Barra By Night”! Depois de alguns desvios (as ruas
também estavam em obras) chegamos ao cais de onde partem os barcos! Deixamos o carro
para trás e pegamos a jangada, na lagoa que cerca a região, até chegar ao Gunga. No caminho
o “jangadeiro” nos apresentou um pouco da cultura local que possui muita influência indígena,
como, por exemplo, uma armadilha feita pelos pescadores chamada “caiçara”. A própria
jangada do cidadão é chamada de oca, então estava tudo em casa! Ao desembarcar, o sol
resolveu abrir para valer e não poderíamos ter uma recepção mais calorosa! Um areia fofa e
quente que dava até preguiça! Ficamos na barra Don Pero onde rolava uma música ao vivo da
melhor qualidade! O cantor (não sei o nome) destilou vários clássicos da MPB, mandou Uor
Mor Tie (sic) dos Paralamas além de vários sons do Zé Ramalho que, particularmente, acho
que combina muito com uma gelada! Hehehe A barraquinha dispunha de um mecanismo
de “alta tecnologia” onde se levanta uma bandeira e o garçom prontamente chega para pegar
seu pedido! Deviam usar isto em todas as barracas, aliás, em todos os botecos, porque facilita
muito a vida. Depois de aumentar um pouco nossa petiscabilidade fomos batendo um papo
com o pessoal que estava por ali, a grande maioria era de agências e ainda iam conhecer outra
praia naquele dia! Nessas horas pensamos como é bom poder viajar e programar seus próprios
horários sem ninguém te pentelhando para dizer que em 20 minutos você tem que ir embora!
As opções do Gunga são poucas, mas bem interessantes como, por exemplo, o passeio de
Buggy e o bar flutuante! Não nos aventuramos em nenhum dos dois porque isto não pertence
mais ao casal, mas fica a dica! De um lado o mar é agitado, bom para se levar um “caldo”, e
do outro, no encontro com a Lagoa, é... Vamos dizer assim: uma lagoa! Água tranquila com
peixinhos bem à vontade. Ao final da tarde fechamos a conta e batemos um papo com o
garçom. Foi quando ficamos sabendo de uma prática que outros garçons fazem que é observar
quando o cliente já está “pesadão”, sabe como é! Então, eles vão lá e acabam colocando
mais cervejas na conta e no fim o cidadão acaba pagando sem perceber! Isto não é lá uma
novidade, mas é sempre bom dar este alerta aos amigos cervejeiros! Eu também me incluo
nesta turma, mas, neste dia, excepcionalmente, estava dirigindo e como todos sabem as duas
coisas não se misturam!
Ao fim da tarde, por das 15:00 hs (impressionante como o expediente acaba cedo por lá)
algumas barracas já estavam encerrando enquanto o pessoal das agências tinha o maior
trabalho para colocar tudo mundo de volta nas embarcações! Fomos até a lagoa onde a Bruna
pode experimentar seu primeiro mergulho completo na água! Ela adorou (eu acho)!
Voltando para a Barra fomos conhecer um pouco mais a praia local e o resultado não foi dos
melhores: o pequeno trecho da orla, próximo do Village (hotel referência na região) estava
tomado de bêbados e mendigos e a praia estava bem sujinha! Não vou criticar muito aqui
a praia porque ela é muito elogiada em tudo que a gente já leu, mas vamos dizer que não a
pegamos em um bom dia! Depois de dar uma caminha pela areia voltamos para a terceira
parte do passeio: Massagueira!
O local é um pólo gastronômico com várias opções de bares e restaurantes ao longo de uma
bela lagoa! Fomos direto ao Bar do Pato, o mais indicado pelo pessoal de lá, e arrepiamos
em um super “Arrumadinho”! Como já era fim de tarde e estavámos na beira da lagoa os
mosquitos não deram trégua! Tirando isso, o bar era muito bom e a indicação é certa! Com
certeza voltaremos!
Ao voltar para o Francês fizemos algumas paradas (supermercado, farmácia e caixa eletrônico)
e voltamos para a pousada. Fomos dormir mais cedo porque o dia foi longo e na manhã
seguinte acordaríamos bem cedo!

(continua no próximo post....)

Mirante do Gunga!

Praia do Gunga - Lado do Mar:

Praia do Gunga - Lado Lagoa:

Barra de São Miguel:

Espero que estejam gostando, no próximo post tem mais....